Universidade aplicou prova para 76,2 mil candidatos no domingo. Feminismo, desastre ambiental em Mariana (MG) e ditadura na América do Sul estão entre temas abordados no exame.
Por G1 Campinas e região

A Unicamp divulgou na tarde desta quarta-feira (22) o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2018, realizado no domingo. Clique aqui e confira as respostas.
Ao todo, 76,2 mil candidatos participaram do processo seletivo para 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação. O exame foi composto por 90 questões de múltipla escolha: 13 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia (inclui filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês e 12 interdisciplinares.
Feminismo, o desastre ambiental em Mariana (MG) e ditaduras em países da América do Sul estão entre os temas abordados no exame. Veja a correção comentada.
A primeira fase foi aplicada em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). O índice de abstenção chegou a 9,02%, segundo a comissão organizadora (Comvest).
A lista de aprovados nesta etapa, os locais de aplicação das provas da segunda fase e as notas de corte por curso serão divulgados em 11 de dezembro, informou a universidade. Já as notas obtidas pelos candidatos na primeira etapa serão disponibilizadas pela comissão em 21 de dezembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/O/J/vjQICwTwyLRABKH2JWLQ/prova-t-unicamp.jpg)
Questões da primeira fase da Unicamp 2018 na prova do tipo ‘T’ (Foto: Reprodução/Comvest)
Pontuação
A Unicamp utiliza a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – parte de conhecimentos gerais – para compor a nota final da primeira fase, desde que ele tenha autorizado no formulário de inscrição. A atribuição ocorre por meio de padronização; veja aqui.
Além disso, a universidade concede aos participantes do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), após o vestibular, 60 pontos à nota final da primeira fase. Quem for convocado para a segunda etapa terá acréscimo de 90 pontos à nota da redação e 90 pontos à nota de cada prova que compõe a nota final da segunda fase, segundo manual disponível no site da Comvest.
Candidatos inscritos no grupo e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (segundo classificação do IBGE) receberão outros 20 pontos à nota final da primeira fase; enquanto que os convocados para a etapa seguinte terão mais 30 pontos à nota da redação e mais 30 na nota final da segunda fase. Só será contemplado quem fez a indicação durante o período de inscrição.
Segundo a Comvest, são beneficiários do Paais candidatos que fizeram todo ensino médio regular ou ensino médio supletivo (presencial, semipresencial ou a distância) na rede pública nacional; ou quem terminou o ensino médio por meio de exames nacionais como Enem – até 2016 – ou Encceja.
Candidata ao vestibular da Unicamp 2018 estuda antes da prova da primeira fase, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)
2ª fase do vestibular
As avaliações ocorrem em janeiro de 2018. Cada uma terá quatro horas de duração:
- 14/01 – Redação e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
- 15/01 – Matemática, geografia e história
- 16/01 – Física, ciências biológicas e prova de química
De acordo com a Comvest, as avaliações de habilidades específicas serão na semana posterior:
- 22 a 24/01 – Prova para Artes Cênicas e Artes Visuais
- 22 a 25/01 – Prova para Dança
- 24/01 – Prova para Arquitetura e Urbanismo
Clique aqui para ver o cronograma completo do vestibular 2018 da Unicamp.
Mudanças
A partir do vestibular 2019, a Unicamp implementará cotas étnico-raciais e terá vagas pelo Enem. Além disso, realizará um processo seletivo para indígenas e terá “cadeiras extras” para os candidatos que se destacarem em olimpíadas que tenham abrangência nacional.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/unicamp-divulga-gabarito-oficial-da-1-fase-do-vestibular-2018-confira.ghtml