Na semana passada, servidores do Inep se demitiram após denúncias de pressão psicológica na elaboração do Enem.
A presidente da Comissão de Educação da Câmara, Dorinha Rezende (DEM-TO), afirmou nesta terça-feira em entrevista à GloboNews que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, será chamado para dar explicações ao colegiado sobre o Enem e a crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Dorinha explicou que, na reunião da comissão marcada para esta quarta (17), os deputados devem votar um pedido de convocação do ministro. Na convocação, o ministro é obrigado a comparecer. Mas a presidente da comissão explicou que podem votar um convite, desde que, em conversa com Milton Ribeiro, fique garantido que o ministro vai à comissão.
“Nossa ideia é fazer logo de imediato uma reunião com o ministro. [A convocação] pode ser transformada em convite, desde que a gente garanta a ida”, afirmou a deputada.
“Acho que o primeiro ponto é a vinda do ministro. Precisamos responsabilizá-lo pela sua relação direta com essas questões. Ele nunca se negou a vir, mas agora a situação é urgente e talvez precise de algum tipo de ação diretamente do Inep”, completou.
Na semana passada, servidores do Inep, órgão responsável pelo exame, afirmam que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.