quinta-feira 4 de março de 2021

MEC anuncia 190 mil vagas para formação de professores.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (28/2), o lançamento de três editais focados na formação inicial dos professores da Educação Básica: do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Residência Pedagógica e Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os programas integram a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. “Investir na formação é necessário para garantir a aprendizagem dos estudantes. Estamos revigorando programas já consagrados e ampliando com novos”, disse Mendonça Filho, Ministro da Educação, na cerimônia de lançamento.

Ao todo são 190 mil novas vagas, sendo 45 mil dedicadas ao Pibid, 45 mil à residência e 100 mil ao UAB, sistema que não abria vagas desde 2014. O investimento do MEC para as iniciativas soma R$ 1 bilhão. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será a referência para os programas que terão início em agosto deste ano. Dentre os editais, a novidade é a residência pedagógica, anunciada em outubro do ano passado. Para Maria Helena Guimarães, secretária-executiva do MEC, ela auxiliará futuros professores a chegarem mais integrados à dinâmica da escola e da sala de aula. “Há uma reclamação constante da distância entre as universidades e as escolas. Estamos propondo uma política que fortaleça a formação, para que os docentes dominem não só o conteúdo que vão ensinar, mas também tenham a experiência de um estágio que funcione”, disse.

A secretária-executiva também explicou a diferença entre o programa e as Bolsas de Iniciação à Docência. O Pibid será oferecido apenas para os alunos que estão nos dois primeiros anos do curso de formação superior. “São atividades teórico-práticas para que tenham uma aproximação da realidade escolar a partir do aprendizado nas faculdades”, afirma. Já a residência se daria nos dois últimos anos do curso e incorporaria as horas previstas de estágio. “Os estudantes poderão fazer uma imersão na escola a partir de um plano de trabalho entre universidade, escola e secretaria de Educação para que possam aperfeiçoar a experiência. Pretendemos criar uma cultura docente em que a escola é o locus de formação do futuro professor”. A residência será feita apenas em escolas públicas com apoio de bolsas de estudo por um ciclo de 18 meses.

 

FONTE:https://novaescola.org.br/conteudo/10168/mec-anuncia-190-mil-vagas-para-formacao-de-professores.

Sobre Capemar

Essa página deve conter informações detalhadas sobre esse projeto web, sobre seus negócios, produtos e serviços que você tem a oferecer. Dê foco nas suas qualidades, descreva a história da sua companhia, certificados e prêmios.

Veja Também

Caixa Lança Esta Semana Linha Mais Barata Para Financiar Imóveis

Com Juros Fixos, Banco Público Reforça Alternativas De Estruturação Para Retomada Do Mercado Imobiliário – Financiar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *