A entrega da nova medalha pode acontecer em um jantar de gala, que acontecerá no sábado (4). Caucher Birkar teve medalha levada durante cerimônia no Riocentro.
O matemático iraniano Caucher Birkar não saira do Rio de Janeiro de mãos abanando. Após ter sido furtado durante a abertura do Congresso Mundial de Matemática, que acontece no Rio desde a quarta-feira (1º), ele vai receber uma nova medalha. A informação foi confirmada pela organização do evento.
A entrega da nova medalha pode acontecer em um jantar de gala, que acontecerá no sábado (4). A organização do evento ainda acerta os últimos detalhes.
Na quinta-feira (2), a Polícia Civil do Rio divulgou imagens que seriam do momento que a pasta do matemático foi levada por um homem. O vídeo mostra em primeiro plano o grego Constantinos Daskalakis, vencedor do Prêmio Rolf Nevanlinna, e o indiano Akshay Venkatesh, que também venceu a medalha Fields. Logo atrás é possível ver Caucher Birkar ao lado de um menino e, atrás, um jovem vestindo uma camisa branca. A polícia acredita que é ele que pega a pasta e olha para o lado. (veja o vídeo)
Imagens mostram momento do roubo da pasta de matemático que ganhou a medalha Fields
A polícia identificou dois suspeitos de furtar a medalha. Ela foi levada após Caucher deixar o objeto, a carteira e o celular no local onde ocorreu o evento.
Depois de o professor ter percebido o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular.
O prêmio é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil. O roubo repercutiu na imprensa internacional.
A delegada titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), Valéria Aragão, afirmou que os dois homens suspeitos de furtarem a medalha Fieldsdo matemático iraniano Caucher Birkar estavam aguardando a “ocasião perfeita” para cometer o crime.
Caucher é refugiado no Reino Unido e é professor na Universidade de Cambridge. Além dele, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh também receberam o prêmio.
Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio.
A medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, é um prêmio concedido a dois, três ou quatro matemáticos com não mais de 40 anos de idade. Eles recebem o prêmio a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina.
- RIO DE JANEIRO
- FONTE : g1.globo.com