terça-feira 28 de setembro de 2021

I ENCONTRO DE MULHERES DO SINTEPP.

Será realizado o I Encontro de Mulheres do SINTEPP no dia 22 de março na Escola Estadual Anísio Teixeira em Belém-PA com o tema “O protagonismo das mulheres contra a retirada de direitos”.

Este evento, além de muito importante para as trabalhadoras da educação representa um avanço para nossa entidade sindical posto que é fruto da luta do conjunto de mulheres que atuam no SINTEPP; portanto, constituí  uma vitória para a classe trabalhadora e especialmente para todas nós. Somos a maioria da categoria e protagonizamos lutas no passado e no presente contra a retirada de direitos em nosso país.

No estado do Pará, temos combatido sem trégua a política neoliberal adotada desde os anos 1990 pelos governos tucanos de Fernando Henrique Cardoso, Almir Gabriel e seus aliados nos municípios permanecendo até os dias atuais com seu assecla Simão Jatene. Conquistas históricas como as leis do Regime Jurídico Único, do Piso Nacional da Educação, da Gestão Democrática e os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração são atacadas resultando na desvalorização profissional de nossa categoria além da precarização e do desmantelamento da educação pública. Essa situação sociopolítica agrava o quadro da violência, da exclusão e da miséria física e intelectual de toda população e em particular a juventude, que têm suas chances de futuro ameaçadas. Um exemplo da minimização das políticas do Estado é percebido na orientação da secretaria estadual de educação e secretarias municipais no fechamento de turmas, turnos e até unidades educacionais, bem como o outro lado da moeda é a superlotação de turmas.

Assim, o I Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Educação será o momento de planejarmos nossas lutas futuras e construirmos uma pauta que atenda aos nossos interesses.  Para subsidiar o nosso I Encontro está sendo realizada até o dia 05 de março uma pesquisa sobre as mulheres trabalhadoras da educação, contemplando aspectos importantes da nossa vida enquanto mulheres e trabalhadoras. A pesquisa será primordial para que possamos conhecer melhor nossas questões específicas e assim construirmos uma plataforma política que paute as nossas lutas e reivindicações. É primordial que todas as mulheres de nossa categoria contribuam respondendo a pesquisa online e ajudem a divulgá-la. Acesse o questionário do Sintepp que vai traçar o perfil das nossas companheiras que atuam na educação pública do Pará clicando aqui.

A construção do I Encontro de Mulheres do SINTEPP é coletivo. Sendo assim, procure sua Subsede/Regional e/ou as coordenações locais para obter as informações de como participar do evento.

Sobre Capemar

Essa página deve conter informações detalhadas sobre esse projeto web, sobre seus negócios, produtos e serviços que você tem a oferecer. Dê foco nas suas qualidades, descreva a história da sua companhia, certificados e prêmios.

Veja Também

Senado vota PEC que desobriga gasto mínimo em educação por 2 anos…

O Senado deve votar hoje, em segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *