Atualizado: 07/11/2017 17:57:00
Começou nesta terça-feira (7/11), no Boqueirão, o I Fórum Curitibano de Educação, Inovação e Tecnologia. As atividades envolvem mesas-redondas, oficinas e exposições sobre as práticas e ações em andamento na Secretaria Municipal da Educação para conectar os cerca de 130 mil estudantes e 15 mil professores da rede municipal de ensino às novas tecnologias educacionais.
A programação vai até quinta-feira (9/10), e acontece em paralelo ao II Encontro Estadual de Tecnologia Educacional, na sede da Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec) do Estado.
Desafios
Estão sendo apresentados no fórum os principais recursos usados nas unidades educacionais da Prefeitura: os projetos de robótica, jornalistas mirins, programa Linhas do Conhecimento e Farol do Saber e Inovação, lançado recentemente pelo prefeito Rafael Greca. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participou da abertura do evento e classificou como “desafiador” o objetivo dessas ações.
Referindo-se ao novo Farol do Saber, Maria Sílvia disse que a meta é “explorar cada vez mais o potencial dos estudantes, atribuindo significado às estratégias lúdicas desde cedo”. A unidade é a primeira da rede municipal de bibliotecas públicas municipais a oferecer oficina para criação e execução de objetos com impressora 3D. “A exemplo desse recurso, queremos que, por meio do uso responsável da tecnologia, crianças e adolescentes produzam conhecimento”, completou.
Também participaram da abertura do I Fórum Curitibano de Educação, Inovação e Tecnologia e do II Encontro Estadual de Tecnologia Educacional, sobre inovação e criatividade, a secretária estadual da Educação, Ana Seres Trento Comin, o diretor de Desenvolvimento Profissional da Secretaria da Educação de Curitiba, João Reis, e o diretor do Núcleo de Tecnologias e Políticas Públicas para a Educação do Estado, Ezequiel Menta.