Local onde o aluno fará o exame é disponibilizado no cartão de confirmação de inscrição cerca de 15 dias antes da aplicação. Inep ainda não informou quando divulgará essa informação.
Por Emily Santos, G1 — São Paulo
Há menos de um mês para a edição regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, uma das coisas com que os candidatos precisam se preocupar — além de estudar — é se programar para os dias de prova. Para isso, consultar o local com antecedência é fundamental.
A informação será divulgada no cartão de confirmação de inscrição. O documento normalmente é disponibilizado cerca de 15 dias antes do primeiro dia de provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da Página do Participante.
Procurado pelo g1, o Inep não tinha respondido até a última atualização desta matéria quando as informações serão divulgadas.
LEIA TAMBÉM
- Enem: leia redações nota mil da edição 2020 da prova
- Redação do Enem: 10 dicas para tirar nota máxima
- Esperança: ex-presidiário de 58 anos luta por vaga no Enem: ‘Me acendeu a luz’
Mas, uma vez que o cartão de confirmação estiver disponível, o candidato poderá seguir o seguinte passo a passo para acessar as informações:
1. Acesse a Página do Participante no site do Inep;

2. Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
3. Insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;
4. Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova.
Após conferir o local do exame, outro cuidado que pode garantir um dia de prova mais tranquilo é simular o percurso até o local. A visita pode ser feita no fim de semana anterior ao exame. Com isso, o candidato identifica o melhor percurso, observa o tempo gasto e consegue se planejar melhor.
Sair de casa com antecedência e confirmar o horário de abertura e de fechamento dos portões também são fundamentais.
Enem 2021
A edição regular de 2021 do Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada. O número é o menor desde 2005.
O baixo número de inscritos foi um resultado direto da proibição presente no regulamento do exame, que não permite que candidatos que se ausentaram sem justificativa da edição anterior tenha direito a isenção de inscrição na próxima edição.
Após o MEC decidir que manteria a proibição de isenção nestes casos, partidos e entidades acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que muitos candidatos que faltaram ao Enem 2020 estavam, por exemplo, com receio de pegar covid ou estavam com algum sintoma da doença.
O STF determinou, então, a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020.
A determinação garantiu a inscrição de 280.145 estudantes, que vão realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022. A prova para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) será aplicada na mesma data.
Cronograma das provas
- Enem regular e digital: 21 e 28 de novembro
- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/noticia/2021/10/25/enem-2021-saiba-como-consultar-o-local-da-prova.ghtml