sábado 24 de julho de 2021

Embaixadores do Futuro apresenta a atividade consular para crianças

 

0021149107/11/2017 17:49:00

O conhecimento da atividade consular e a abertura dos horizontes são o objetivo do programa Embaixadores do Futuro, que empossou 34 estudantes de 12 escolas da rede municipal de ensino como “embaixadores de Curitiba”.

A posse foi no Salão Brasil da Prefeitura, nesta terça-feira (7/11), com a presença do prefeito Rafael Greca, que entregou certificado assinado para os alunos. Para o programa, foram selecionados estudantes das escolas que atendem a segunda fase do Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano). Greca celebrou o interesse das crianças e ressaltou a importância da função que os alunos vão exercer. “Ser um embaixador é representar diante dos outros, é, além de conhecer outras línguas, traduzir aquilo que representa a sua cidade e seu país”, comentou.

O prefeito também enalteceu a possibilidade de ampliar as oportunidades pessoais e profissionais dos alunos. “No mundo nós somos todos irmãos e pela força da diplomacia, não é preciso haver guerras e tudo pode ser resolvido em paz”, disse Greca.

A secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler, reforçou a missão dos embaixadores de aprender e multiplicar o conhecimento. “Para viver com outras culturas é preciso conhecê-las”, destacou. “Além de aprender as atividades de um embaixador ou cônsul, vão aprender a respeitar as diferenças nessa Curitiba multicultural onde nós vivemos.”

Os embaixadores participarão de atividades extracurriculares junto aos consulados presentes em Curitiba, segundo o assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin. “Serão aulas, palestras, visitas a museus e aos memoriais das nações e etnias que formaram a cidade”, explicou. Os alunos também terão cursos de línguas oferecidos por parceiros, como o Instituto Cervantes, o Goethe-Institut, a Aliança Francesa e o Celin-UFPR. As atividades terão início com aulas de campo nos consulados da Bélgica e do Senegal.

Pequenos embaixadores

O programa foi abraçado com alegria pelos estudantes, que estão ansiosos para começar as atividades. Para aluno da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto, Rodrigues Nilsen dos Santos, de 13 anos, a iniciativa é uma oportunidade de propor as mudanças que gostaria de ver no mundo. “Talvez não possa fazê-las agora, mas posso conhecer pessoas que vão me ajudar a promover”, disse. Sobre as línguas que gostaria de aprender Rodrigues elegeu o francês e o alemão.

Já a aluna do Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, Jéssica Thaís Santos e Souza, quer aprender inglês. Ela vislumbra no programa a possibilidade de ampliar o conhecimento e melhorar o currículo. “No futuro será importante falar outra língua e conhecer outras culturas”, ponderou.

O pequeno Bruno Souza Verlangieri foi convidado à mesa pelo prefeito, que se impressionou com a sua história. O aluno da Escola Municipal Cei Professora Tereza Matsumoto aprende japonês por conta própria e agora terá apoio da Prefeitura e do consulado japonês para essa tarefa.

Corpo consular

O consulado francês vai apoiar todas as etapas do programa, de acordo com cônsul honorário da França em Curitiba, Nadir Bosch. O programa, afirma, é um incentivo à carreira diplomática. “Todos nós tivemos algo que nos despertou para nossas profissões.”

O cônsul-geral adjunto do Japão em Curitiba, Hiroshi Teramichi, disse ser uma honra integrar uma iniciativa tão inovadora quanto essa. “São grandes futuros sendo trabalhados aqui, através do conhecimento”, afirmou.

Também participaram da cerimônia a diretora do Instituto Cervantes, Rosa Sánchez-Cascado Nogales, e o cônsul-geral do Senegal, Ozeil Moura dos Santos.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/embaixadores-do-futuro-apresenta-a-atividade-consular-para-criancas/44045

 

Sobre Capemar

Essa página deve conter informações detalhadas sobre esse projeto web, sobre seus negócios, produtos e serviços que você tem a oferecer. Dê foco nas suas qualidades, descreva a história da sua companhia, certificados e prêmios.

Veja Também

Caixa Lança Esta Semana Linha Mais Barata Para Financiar Imóveis

Com Juros Fixos, Banco Público Reforça Alternativas De Estruturação Para Retomada Do Mercado Imobiliário – Financiar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *